Logística Reversa

29-09-2011 15:26

Logística Reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduos de produtos e embalagens. (Stock, 1998:20).

Entendemos  a Logística Reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações Logísticas correspondentes, do retono dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócio ou ao ciclo produtivo, através dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, de imagem corporativa, entre outros.  

Logística de pós venda: Fluxo reverso de bens de pós-venda, sem uso ou pouco uso, objetiva agregação de valor a um produto logístico que retorna devido a: razões comerciais, erros de processamentos de pedidos, garantia dada pelo fabricante, falhas de funcionamento do produto, avarias no trasporte.
Logística de pós-consumo: Fluxo reverso de bens após serem consumidos ou descartados, objetiva a agregação de valor a um produto retornado por ser: insersível ao proprietário original, possível reutilização, resíduo industrial, ter chegado ao final de vida útil podendo gerar bens duráveis ou descartáveis.