RODOVIÁRIO
Rodovia: via onde o veículo roda sobre uma superfície comum.
Transporte Rodoviário:
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Quando usar o Modal Rodoviário?Mercadorias perecíveis, mercadorias de alto valor agregado, pequenas distâncias (até 400Km), trajetos exclusivos onde não há vias para outros modais, quando o tempo de trânsito for valor agregado.
Adaptabilidade:Reboques que podem trafegar sobre trilhos e rodovias. Complementa outros modais. Flexibilidade nos tipos de reboque. Extensiveis.
Tipos:Caminhão (01 parte) carreta (02 parets) bitrem (02 ou 03 partes) treminhão (03 partes) |
AQUAVIÁRIO
É o que se dá através da água podendo ser por mar, rios e lagos.
Mar = Marítimo
Rio = Fluvial
Lagos = Lacustre
Cabotagem = transporte dentro do país, entre portos locais
Longo curso = transportes entre diferentes países e/ou continentes
Para conhecimento:
Proa = frente
Popa = ré
Estibordo = lateral esquerda (boreste)
Bombordo = lateral direita ( port side)
OBS: olhando se o navio de frente, da proa para a popa).
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO:
Vantagens | Desvantagens |
Transporte de grandes distâncias | Depende de vias apropriadas. |
Transporte de grandes volumes | É de gerenciamento complexo, exigindo muitos documentos. |
Mercadoria de baixo valor agregado. | Depende de terminais especializados. |
Transporte oceânico. | Tempo de trânsito longo |
Frete de custo relativamente baixo. |
Quando usar o transporte Aquaviário?
Grandes volumes de carga.
Grandes distâncias a transportar.
Trajetos exclusivos (não há vias para outros modais).
Tempo de trânsito não é importante.
Encontra-se uma redução de custo de frete.
Tipos de navios:
Navios para cargas gerais ou convencionais:
Navios dotados de porões (holds) e pisos (decks), utilizados para carga seca ou refrigerada, embaladas ou não.
Navios especializados:
Graneleiros (bulk vessels): carga a granél (líquido, gasoso e sólido), sem decks.
Ro-ro (roll-on roll-off): cargas rolantes, veículos entram por rampa, vários decks de diversas alturas.
Navios Multipropósito:
Transportam cargas de navios de cargas gerais e especializados ao mesmo tempo.
Granel sólido + líquido
Minério + óleo
Ro-ro + container
Navios porta-container:
Transportam exclusivamente cargas em container.
Sólido, líquido, gasoso
Desde que seja em container
Tem apenas 01 (um) deck (o principal)
FERROVIÁRIO
Ferrovia: via onde o veículo roda sobre uma superfície de ferro.
Transporte ferroviário:
Vantagens | Desvantagens |
Alta eficiência energética. | Tráfego limitado aos trilhos. |
Grandes quantidades transportadas. | Sistemas de bitolas inconsistentes. |
Inexistência de pedágios. | Malha ferroviária insuficiente. |
Baixíssimo nível de acidentes. | Malha ferroviária sucateada |
Melhores condições de segurança da carga. | Necessita de entrepostos especializados. |
Menor poluição do meio ambiente. | Nem sempre chega no destino final, dependendo de outros modais. |
Pouca flexibilidade de equipamentos. |
Quando usar o modal ferroviário?
Grandes volumes de cargas.
Grandes distâncias a transportar (800 Km).
Trajetos exclusivos (não há vias para outros modais)
Veículos ferroviários:
Locomotivas e vagões.(tanques, roadtrailer, flat car)
Posicionamento da locomotiva:
À frente.
No fim (locomotiva de auxílio).
No meio (locomotiva de distribuição).
Energia:
Elétrica ou diesel-elétrica.
Adaptabilidade:
Trailer on flat car.
Container on flat car.
Double stack (02 containeres).
Roadtrailer/transtrailer.
AÉREO
Transporte aéreo é aquele realizado por aeronaves, dentro do país ou entre países.
Transporte Aéreo
Vantagens | Desvantagens |
Transporte de grandes distâncias. | Limite de volume e peso. |
Tempo de trânsito muito curto. | Frete elevado. |
Seguro de transporte é muito baixo. | Depende de terminais de acesso. |
Está proximo aos centros urbanos. |
Quando usar o transporte aéreo?
Pequenos volumes de cargas.
Mercadorias com curto prazo de validade e/ou frágeis.
Grandes distâncias a transportar.
Trajetos exclusivos. (não há via para outros modais)
Tempo de trânsito é muito importante.
Aéronaves:
Full pax = somente de passageiros.
Full cargo = somente de cargas.
Combi = misto de carga e passageiros.
Movimentação de cargas:
Container
Pallet
Elevadores de carga.
DUTOVIÁRIO
Dutos: tubulações especialmente desenvolvidas e construidas para transportar produtos a granel por distâncias especialmente longas.
Transporte Dutoviário:
Vantagens | Desvantagens |
Transporte de grandes distâncias. | Acidentes ambientais de grandes proporções |
Transporte de volumes granéis muito elevados. | Investimento inicial elevado. |
Simplificação de carga e descarga. | Custo fixo elevado. |
Menor possibilidade de perda e roubo. | Requer mais licenças ambientais. |
Baixo consumo de energia. | |
Baixos custos operacionais. | |
Alta confiabilidade. |
Tipos de dutos:
Subterrâneos
Aparentes
Submarinos
Oleodutos = gasolina, álcool, nafta, glp, diesel.
Minerodutos = sal-gema, ferro, concentr.fosfático.
Gasodutos = gás natural.