O surgimento

07-09-2011 23:09

Em tempos pré-históricos, a Logística já era praticada de uma forma primária pelos nômades, pois se deslocavam de um local para outro em busca de comida para alimentar sua tribo e abrigo para se protegerem de animais selvagens e das tempestades.

A Logística de forma sistemica passa a ser utilizada na guerra, os líderes militares utilizavam a logística para conseguir exito nas batalhas, As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos, tais como: alimentos, munições, equipamentos, combustivies, etc...

Com planejamento e organização, as forças armadas do exército tinham que movimentar suas tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate envolvendo definição de rotas curtas e longas, as divisões de suprimento, abasteciam os exércitos nos tempos e locais certos, para aqueles que conseguissem as melhores estratégias de deslocamento das tropas, suprimentos e equipamentos - Isso passou a ser um diferencial.

Observado a semelhança da logística militar com as atividades industriais, esta estratégia passou a ser usada nas empresas, surgindo a Logística Empresarial.